Seja bem vindo ao nosso site RADIO CIDADE FM 87,9 - MONTE CARLO - SC!

Notícias

Naufrágio há 131 anos barra chegada de grandes navios e atrapalha expansão de complexo portuário em SC; entenda

Publicada em 26/05/2025




Naufrágio há 131 anos barra chegada de grandes navios e atrapalha expansão de complexo portuário em SC; entenda
Naufrágio há 131 anos barra chegada de grandes navios e atrapalha expansão de complexo portuário em SC; entenda  (Foto: Reprodução)
Pallas era usado para carregar alimentos e passageiros entre Rio de Janeiro e Buenos Aires, e passava em Itajaí quando naufragou em 25 de outubro de 1893. Episódio aconteceu na Revolta Armada. Conheça história do navio naufragado há 131 anos que atrapalha expansão do Porto de Itajaí

É no fundo do rio que corta Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, que está enterrada uma estrutura de ferro e madeira que marca um importante episódio político da história do Brasil. Coberto por lama, e partido ao meio, o navio Pallas naufragou há 131 anos, durante a Revolta Armada, e apesar do valor de memória, é obstáculo para a chegada de embarcações maiores ao canal do terceiro maior complexo portuário de contêineres do país.

Formado pelo Porto Público de Itajaí e outros sete terminais privados ? entre eles o Porto de Navegantes ?, o Complexo Portuário de Santa Catarina representa 13,03% do mercado nacional e, em 2024, movimentou 14,17 milhões de toneladas. A estrutura fica atrás somente de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) acredita que a estrutura portuária pode alcançar mais destaque, especialmente após o anúncio de um pacote de R$ 689 milhões em maio deste ano que inclui a retirada do Vapor Pallas e outras melhorias a serem feitas até 2030. Em relação ao navio, é esperado que ele deixe o fundo do mar até janeiro do próximo ano.

O complexo portuário já atraca navios de até 350 metros e quer aumentar para abrigar estruturas de até 400 metros. Em Itajaí, a média é de 900 embarcações por ano, com expectativa de aumento de 35% após as obras. Já Navegantes projeta elevar a capacidade de movimentação de unidade equivalente a um contêiner de 20 pés (TEUs) de 1,5 milhão para 2 milhões.

? O que você vai ler aqui

Naufrágio em meio aos revoltosos: como foi o naufrágio;

Desmanche: como navio será retirado do fundo do canal;

Além do Pallas: outras obras buscam modernizar complexo portuário;

?Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

Naufrágio em meio aos revoltosos

? Fabricado em 1891 e incorporado ao Brasil no mesmo ano, o Pallas era usado para carregar alimentos e passageiros entre Rio de Janeiro e Buenos Aires, e passava em Itajaí provavelmente para abastecer quando naufragou em 25 de outubro de 1893. Era o que ?tinha de mais moderno, construído na Inglaterra? explica o fundador do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Jules Soto.

Pesquisador do tema há mais de 30 anos, ele afirma que a causa provável do naufrágio foi a recusa do comandante em cooperar com os ?revoltosos?, nome dos militares da Marinha que tentaram derrubar Floriano Peixoto do poder. Após o naufrágio, o navio foi afundando aos poucos, ao tempo em que era saqueado e perdia objetos de valor, como metais.

O motivo do naufrágio ainda é um tanto obscuro, se foi um acidente, mas acredita-se que o capitão jogou o barco na praia, já que na época ali não era rio?, diz. ?Tudo leva a crer que os revoltosos, quando pegaram esse navio, o comandante não querendo colaborar, jogou o navio na praia?

A pesquisa sobre o naufrágio começou na década de 90, no museu da Univali. Quando chegou à universidade, em 1993, Soto teve contato com dados dos grande naufrágios do país, sendo o Pallas o ?mais notório de Itajaí?, explica. As condições de como ele estava no fundo do mar, não eram exatas.

Em 2017, com início das obras de modernização do canal para abrigar navios mais imensos, uma embarcação tocou no casco do Pallas. Mergulhadores confirmaram que a construção histórica estava divida ao meio, e em área extremamente complexa (assista acima ao vídeo).

?Muita corrente, dependendo da maré, tráfego de navios intenso, dois portos, visibilidade quase nula e muita lama?, resume Soto.

PARA CONTEXTUALIZAR: Itajaí tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina. A cidade foi a que mais arrecadou com importações em 2023 no Brasil, com 13,1 bilhões de dólares, o equivalente a R$ 64 bilhões. As informações são do governo federal.

Inforgráfico Navio Pallas

Ben Ami/Divulgação

Desmanche

Sete anos após ser encontrado, o Pallas está mais perto de ser desenterrado. No início de maio, a nova administração do Porto de Itajaí, gerida pelo Porto de Santos desde janeiro, assumiu o trabalho de retirada dele e apresentou o plano de desmanche e a preservação do que sobrou da embarcação.

Segundo o assessor executivo do porto, Marcelo Peres, a retirada do Pallas é ?urgente e muito importante? para a volta da normalidade do complexo portuário. O processo tem início a partir de junho, com licenças, documentos e estudo do local do naufrágio ? este último orçado em R$ 390 mil. No total, o serviço deve custar R$ 23 milhões.

?Ele foi coberto com bastante lama. A gente não tem uma ideia aproximadamente do peso dele. Provavelmente, vai ter que ser serrado em várias partes para poder ser removido?, explica.

O Porto privado de Navegantes também aguarda a operação com atenção. Diretor-Superintendente Administrativo da PortoNave, Osmari de Castilho Ribas, afirma que o serviço vai permitir mais segurança no canal, e dar maior competitividade ao complexo, além de ?proporcionar que possamos operar os navios de grande porte, de até 400 metros de comprimento?, afirma.

Imagens mostram navio histórico naufragado há 131 no canal do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes

O Vapor Pallas é de propriedade da União e sua remoção depende da autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ao g1, o órgão federal confirmou que já houve o pedido para a operação, e que aguarda agora a realização de uma Pesquisa de Salvamento Arqueológico para a autorização.

Além do Pallas

Apesar da expectativa da PortoNave, a chegada de contêineres de última geração, de 366 a 400 metros, ao complexo portuário não esbarra somente no Pallas encalhado. A profundidade atual de 14 metros do rio, resultante da dragagem regular, é insuficiente para essas embarcações maiores. Para viabilizar o atracamento, a administração busca atualizar o contrato do serviço e alcançar 16 metros de profundidade.

Além do tamanho do canal, o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, aponta que o fechamento da estrutura de Itajaí por um ano entre 2023 e 2024, atrasos em obras e equipamentos danificados deixaram o complexo ?cinco gerações atrasado?.

Um exemplo da estrutura deficiente é a situação de dois geradores queimados no porto público. Para resolver o problema, Bastos explica que uma das obras incluídas no pacote milionário do governo federal prevê a aquisição de novos equipamentos que trarão ?reforço da malha elétrica, constância do fornecimento de energia e melhoria da iluminação?.

O pacote ainda engloba obras de readequação do Molhe de Navegantes, orçada em R$ 64 milhões e com conclusão prevista para setembro de 2028, segundo a Fiesc. Conforme o planejamento, serão investidos R$ 300 milhões até 2030 para um píer que receberá navios de cruzeiros.

"A obra, como a adequação do porto para os navios de maior dimensão é importantíssima e exige ajustes na bacia de evolução, assim como aprofundamento. Esse ajuste depende do navio", Egídio Martorano, gerente executivo de logística e sustentabilidade da Fiesc.

Infográfico mostram os valores das obras no Complexo Portuário de SC

Ben Ami/Divulgação

?Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias


Fonte da notícia:
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/05/26/historico-navio-afundado-impede-crescimento-porto-itajai-navegantes.ghtml

Veja agora!

WhatsApp 49-3546-0912
RADIO CIDADE FM
Banner Lateral 01
Banner Lateral 02
Banner Lateral 03
Banner Lateral 04
Locutores
A VOZ DO BRASIL
Seu Neco
Darci Cordeiro
Jaison Andrade
Lucas Henrique
Rayane Leodoro
Rozimery Prado
Ruibamar Matos
Recadinhos

Enviar mensagem

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Ouvinte do Mes
Ouvinte CidadeBrasil
Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03Parceiro 04

Copyright (c) 2025 - RADIO CIDADE FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD